Campanhas-de-medicina-que-não-podem-faltar-no-seu-programa-de-promoção-de-saúde

A qualidade de vida das pessoas envolve diversas questões, que vão desde as boas condições de trabalho até o acesso à saúde. E, em se tratando de saúde, é preciso se atentar aos cuidados para sua manutenção. Por isso, é necessário considerar a medicina preventiva e como ela pode contribuir para a prevenção de diversas doenças.

Neste artigo, vamos abordar algumas campanhas de medicina preventiva que não podem faltar no seu programa de promoção de saúde, vale a pena a leitura.

Campanhas específicas para determinadas épocas do ano

A nossa primeira dica é investir em campanhas diferentes para cada época do ano. No inverno, por exemplo, campanhas de prevenção contra a gripe e doenças respiratórias são mais indicadas, já que há uma grande incidência dessas doenças no inverno. No verão, campanhas que reforcem o cuidado com a pele são muito relevantes.

Campanha de vacinação contra a gripe

As datas de campanha de vacinação contra a gripe são diferentes em cada estado brasileiro e dependem da liberação das vacinas. Antes da data ser divulgada, as ações já devem começar a ser programadas.

Podem ser realizados encontros periódicos, atividades como rodas de conversa, é claro, tudo isso voltado para a população que será beneficiada com a campanha. A linguagem para comunicação com esse público também deve ser coerente e acessível.

Ambientes corporativos são compartilhados por muitas pessoas, caso alguém seja infectado com o vírus da gripe, a possibilidade de várias pessoas se contaminarem também é muito grande, por isso, as campanhas de vacinação e cuidados básicos devem ser realizadas.

Prevenção contra doenças respiratórias

Medidas muito simples podem evitar o surgimento de doenças respiratórias e campanhas que reforcem essas medidas são muito importantes. Além dos cuidados como lavar a mão com água e sabão, voltar a atenção para deixar os ambientes sempre ventilados e com circulação de ar mesmo no frio, são algumas das medidas que podem ser exploradas na campanha.

Reforçar a atenção com o sistema imunológico, como a importância de fazer uma alimentação saudável e equilibrada também faz parte dos argumentos que podem ser usados em uma campanha de prevenção contra doenças respiratórias.

No inverno, a rinite e a sinusite costumam ser bastante comuns, por isso reforçar a utilização de umidificadores de ar e inalação para o nariz são boas dicas. Mas é claro, é extremamente importante estimular a busca por um especialista caso seja necessário, um pneumologista ou otorrinolaringologista.

Campanhas de prevenção para a saúde mental

No seu calendário de campanhas de prevenção não pode faltar aquelas voltadas para a prevenção da saúde mental, como o combate ao stress e à depressão.

Tanto no trabalho como na vida social, estamos cada vez mais expostos à situações estressantes que podem desencadear crises de ansiedade, angústia e outros sintomas de caráter emocional, mas que também podem ser prevenidos com algumas orientações ao alcance de todos, como a meditação e as atividades físicas.

Campanha de prevenção contra o câncer de pele

Assim como as campanhas de Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, que são mais populares, foi criada em 2014 a campanha chamada “Dezembro Laranja”, com o objetivo de voltar a atenção da população na prevenção e no diagnóstico do câncer da pele.

Mais do que fortalecer a ideia do quanto o filtro solar é indispensável mesmo em dias que o sol não está tão forte, a campanha de Dezembro Laranja deve abordar sintomas e sinais na pele que são silenciosos e muitas vezes ignorados pelas pessoas.

Estima-se que no Brasil, surjam mais de 170 mil novos casos de câncer de pele por ano. Esse número só vem a reforçar a desinformação e o quanto fomentar discussões acerca desse tema é importante.

Gostou das informações?

Cadastre-se em nosso mailing e continue a leitura de outros textos do nosso blog.

Campanhas de Medicina Preventiva que não podem faltar no seu Programa de Promoção de Saúde
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: