A Telemedicina é uma área ampla e, atualmente, no Brasil, adquire interpretações variadas sobre as suas funcionalidades. O que não se tem discutido mais é a sua importância, que já é conhecida. Esse conceito de usar a tecnologia para realizar exames e consultas de forma digital pode trazer acesso à medicina independente da distância.

Porém, ainda existe uma forte discussão em relação ao tema. Por exemplo, a resolução 2.227/2018, do Conselho Federal de Medicina, que regulamentaria a telemedicina no Brasil, foi revogada por conta de manifestações contrárias à sua implementação. Com isso, a resolução 1.643/2002, que traz algumas noções mais básicas sobre a telemedicina no país, ainda está vigente.

Com essa discussão ainda em andamento, fica um pouco da dúvida sobre o que pensar do futuro da telemedicina no Brasil. Para conhecer um pouco mais esse cenário e entender como a tecnologia trouxe benefícios e praticidade para o setor de saúde, continue com a leitura deste artigo.


O que esperar da Telemedicina?

Antes de falarmos sobre o que se espera da Telemedicina, é importante lembrar dos avanços já conquistados até o presente momento. Diversos procedimentos podem ser feitos através desta opção, como determinados tipos de consulta. Porém, essa modalidade pode acabar provocando uma desconfiança natural nas pessoas mais habituadas ao atendimento presencial. Para proporcionar maior confiabilidade na população, o objetivo das resoluções do CFM é estabelecer a telemedicina como um exercício válido da medicina, através de normas e regras.

Com isso, fica ainda a dúvida: o que esperar da telemedicina no Brasil?

A tendência é que, cada vez mais, a Telemedicina no Brasil se desenvolva, por ter um enorme potencial que ainda não é aproveitado. Afinal, em plena era digital, presume-se que o uso de canais virtuais seja uma importante referência de comunicação entre pessoas, o que inclui a área da saúde. Enquanto até pouco tempo atrás um paciente precisava se locomover para buscar um laudo médico, hoje já é possível obtê-lo de forma online.

Essa facilidade beneficia também os próprios profissionais, que podem comunicar entre si, de modo virtual, por exemplo, através de uma teleinterconsulta. Através dela, os profissionais podem trocar opiniões e discutir o caso, com ou sem a presença do paciente. Normalmente, ocorre no momento que é necessária a opinião de um especialista.

O Brasil ainda tem muito a desenvolver na Telemedicina e torná-la mais conhecida, como ocorre em alguns países. No entanto, podemos considerar a prática como uma realidade crescente, que já traz inúmeros benefícios àqueles que a utilizam no país.

5 benefícios para os profissionais da saúde possíveis através da Telemedicina

Qualquer profissional que trabalha com a saúde sabe o quanto alguns sistemas podem facilitar ou prejudicar por completo determinadas situações.

No caso da Telemedicina no Brasil, há muitos benefícios – e aqui separamos cinco entre os principais. Vale lembrar que é necessário que haja um sistema de ponta para o melhor aproveitamento dessas facilidades. Vamos conferir abaixo?

1. Implantação da Inteligência Artificial

A realização de cirurgias e também os laudos gerados a partir da inteligência artificial são, sem dúvida, alguns dos maiores benefícios da Telemedicina atualmente. Essa possibilidade tecnológica vai facilitar muito a rotina de procedimentos.

2. Redução de custos

Todo processo automatizado leva diretamente a uma redução em seus custos. Há um investimento inicial necessário, que é a instalação de um sistema específico, mas este rapidamente dá um retorno aos seus usuários.

Os custos incluem, inclusive, questões como deslocamento, antes essenciais e, agora, desnecessárias. A terceirização de profissionais, que é comum no ideal de Telemedicina no Brasil, é um dos processos que mais teve diminuição nos custos.

3. Profissionais disponíveis

Como a maioria dos procedimentos passa a acontecer de forma virtual, todos começam a levar menos tempo, tanto para a consulta quanto para o diagnóstico. Assim, os profissionais irão dispor de mais possibilidades de horários para atender seus pacientes.

Além disso, para alguns tipos de serviços, como a obtenção de um laudo, por exemplo, o arquivo estará disponível para download a qualquer hora.

4. Segurança nos dados

O paciente tem acesso a todos os dados inseridos no programa, o que possibilita que ele acompanhe o diagnóstico e as possibilidades de tratamento. Além disso, o sistema é seguro, ficando restrito o acesso aos profissionais de saúde envolvidos e ao próprio paciente. Outro benefício é que os dados ficam armazenados em nuvem, disponíveis para acessos futuros, se necessário.

5. Otimização do tempo

Todos os dados e informações sobre os pacientes, assim como os resultados de seus exames, ficam disponíveis na web, com acesso exclusivo dos profissionais e do próprio paciente.

Isso proporciona uma agilidade e otimização do tempo, já que o acesso aos conteúdos é feito online, de qualquer lugar e horário. Ou seja, muito mais prático e rápido do que se o paciente precisasse se locomover para buscar os laudos ou enviá-lo por correio.

Por fim, essa vantagem permite tratamentos ainda mais rápidos, especialmente, para casos complexos ou de alta urgência.

Há muitas novidades por vir na Telemedicina?

Sim. As inovações não devem parar tão cedo. O primeiro benefício mencionado é, inclusive, um dos que estão sendo cada vez mais estudados. Assim como em muitos outros setores, a tecnologia avança a passos rápidos e traz, a cada dia, mais praticidade, capacidade de dados, agilidade nos processos e, principalmente, mais facilidade à vida das pessoas.

É claro que no setor de saúde não poderia ser diferente! Hoje, graças à Telemedicina, pacientes, profissionais e empresas conseguem ter acesso à medicina de qualidade e, ao mesmo tempo, economizar custos e tempo para ter um atendimento.

Fica claro também que é uma área em constante análise e estudos.

Quer saber mais sobre temas relacionados com a área de saúde?

A ForMedici é uma parceira dos profissionais da saúde. Em nosso site é possível acompanhar diversos outros artigos relacionados à saúde ao universo da medicina preventiva. Também é possível fazer o seu cadastro e receber conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.

Cenários e Perspectivas da Telemedicina no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: