A saúde dos idosos é uma pauta que sempre necessita ser discutida, especialmente quando as perspectivas de vida para tal população têm crescido.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2017 a expectativa de vida dos brasileiros era de 76 anos e esse número aumentou 3 meses em 2019. Os dados consolidam uma melhoria nas condições de vida e um importante avanço social.

Por outro lado, há uma estatística preocupante com essa faixa etária: segundo dados do IBGE, a taxa de suicídio entre pessoas idosas aumentou. Isso reflete que a atenção ao idoso deve ocorrer em todos os aspectos. Além da saúde física, é preciso cuidar da saúde mental, para que se possa reverter este quadro e buscar sempre promover e manter a qualidade de vida aos idosos.

Procedimentos indicados para a prevenção da saúde dos idosos

Um dos cuidados indispensáveis para a saúde do idoso é a medicina preventiva, que, dentre outras diversas ações, pode ser aplicada por meio da prática de hábitos saudáveis. Os exercícios físicos, por exemplo, visam postergar ou amenizar doenças típicas de tal faixa etária, como a diabetes ou a osteoporose, dentre outras.

É importante lembrar que é necessário atentar-se às diferentes condições de cada um, principalmente no caso dos idosos, que, muitas vezes, apresentam condições específicas de locomoção, de condicionamento físico etc. Por isso, o acompanhamento médico é imprescindível neste segmento, principalmente para evitar lesões, já que nesta faixa etária é preciso prudência e monitoramento com os exercícios.

A tecnologia é uma aliada importante para o cuidado com a saúde da pessoa idosa e pode ser utilizada em alguns procedimentos a fim de auxiliar o paciente.

Por exemplo, pessoas da terceira idade com doenças crônicas podem – e devem – utilizar softwares que auxiliem no monitoramento contínuo, uma vez que o tratamento não deve ser interrompido e é uma forma de manter o tratamento de forma contínua.

Esse procedimento é denominado gerenciamento de crônicos, que é altamente recomendado para a manutenção da saúde do idoso. Pacientes com doenças crônicas também podem recorrer à medicina paliativa, área de atuação existente em determinadas especialidades médicas.

A medicina paliativa oferece um serviço de atendimento humanizado, almejando o alívio dos sintomas e contando com uma rede de acolhimento formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Entre os profissionais, encontra-se o psicólogo, uma vez que a saúde mental não pode ser deixada de lado, afinal, o bem-estar do paciente também é consequência de seu interior.

O atendimento domiciliar também é outra opção válida, uma vez que muitos pacientes preferem o atendimento em casa. Inclusive o atendimento domiciliar associado à medicina paliativa proporciona excelentes resultados.

Existem softwares que aperfeiçoam o atendimento domiciliar, também, assim como outros métodos preventivos, facilitando a vida de quem busca por tratamento eficaz. A tecnologia é uma aliada fundamental neste panorama, propiciando excelência em serviço e dinamismo, uma vez que gerencia os cuidados com a terceira idade de forma zelosa e ágil.

Formedici

A Formedici é uma empresa de Tecnologia em Saúde, que trabalha com alternativas aliadas à saúde e à tecnologia, visando maximizar os resultados de nossos clientes e parceiros, além de garantir o bem-estar dos pacientes.

Acesse nosso site e se cadastre em nosso mailing, para receber os materiais em primeira mão.

Cuidados essenciais para preservar a saúde dos idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: