o-que-e-o-check-up-medico-anual-e-por-que-ele-e-tao-importante

Já estamos no final de ano e este pode ser um momento para refletirmos sobre o ano que se encerra e, também, sobre como vai a nossa saúde. Você fez o check-up médico anual? Ele é importante para a atuação médica preventiva e para garantir a nossa saúde.

Por isso, este tipo de preocupação deve fazer parte de qualquer política ou programa de medicina preventiva. Entenda por que o check-up anual é tão importante e quais os exames fundamentais.

O check-up anual consiste em uma consulta médica de rotina cujo objetivo é determinar o estado de saúde do indivíduo, considerando o seu histórico médico e outros fatores inerentes, como o sexo e a idade.

É uma preocupação essencial para qualquer pessoa, pois este tipo de atitude é a base para as ações de prevenção ou de detecção de doenças de forma precoce.

Por isso, o profissional que conduz o exame também avalia diversos pontos em relação à saúde geral do paciente, tomando medidas como alterações na dieta alimentar, estabelecimento de uma rotina de atividade física e aplicação ou recomendação de exames mais específicos.

A medicina preventiva é um conceito que busca fazer o tratamento de problemas antes da manifestação dos sintomas evidentes, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas e reequilibrar sua saúde.

Aliado do conceito, o check-up anual tem como objetivo detectar diversas doenças, bem como algumas em específico, que não apresentam sintomas, ou aquelas que podem levar um certo tempo para se manifestar.

Que doenças podem ser detectadas no check-up anual?

Um dos maiores exemplos é a diabetes. Segundo dados produzidos pela Federação Internacional de Diabetes, essa doença aumentou em 31% no Brasil, desde o último levantamento feito em 2017. Esses dados colocam o Brasil entre os 10 países que mais apresentaram elevação dos casos de diabetes no mundo.

A melhor forma de evitar o problema é por meio de ações preventivas que detectem as alterações no nível de açúcar mais cedo. A pré-diabetes, por exemplo, ocorre quando o valor de glicemia no corpo em jejum ultrapassa determinado patamar.

Portanto, o primeiro passo para combater este problema é fazer o check-up anual para verificar qual é o grau de risco que o paciente apresenta. Uma dieta desiquilibrada, aliada à obesidade e o sedentarismo, são indicadores de que a doença pode surgir.

Neste ponto, o check-up é fundamental, pois ajuda a determinar se o indivíduo apresenta situação de risco para a diabetes.

Outro ponto crucial é o colesterol alto. Também é um problema bem sério, com consequências gravíssimas, como doenças cardíacas, mas que pode ser detectado nos exames feitos durante o check-up.

O exame ajuda a medir os níveis de HDL e LDL, o colesterol bom e o ruim, respectivamente. A partir da quantidade de LDL no sangue é possível medir o risco dos pacientes de sofrerem algum episódio, como um ataque cardíaco. Portanto, é fundamental fazer o check-up anual para que o médico determine o colesterol no sangue do paciente.

Outro problema que se encaixa nesta categoria de difícil detecção por falta de sintomas claros é a hipertensão. Segundo dados do VIGITEL, o aumento de brasileiros hipertensos subiu para mais de 24% em 2017. A pressão pode ser medida facilmente em casa, com certos aparelhos, mas é recomendado que ela seja medida por um profissional pelo menos uma vez ao ano.

Estes são alguns exemplos de doenças crônicas e extremamente comuns que podem ser avaliadas durante o check-up anual. Além disso, existem outros tipos de doenças que são assintomáticas, e bem graves, que podem ser descobertas antecipadamente.

Dois exemplos são o câncer de próstata e o de mama. Eles têm chance de cura de 90% e 95%, respectivamente, quando detectados precocemente.

Estes exames não são necessariamente feitos dentro do check-up anual, mas o médico pode orientar o momento certo de fazê-los. É também um ótimo momento para o paciente tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde.

Para realizar seu check-up anual, consulte um médico de sua confiança, converse com ele sobre o assunto, realize os exames e siga as orientações. Agindo preventivamente, com certeza os desejos de um Ano Novo com saúde para dar e vender, serão realizados. 🙂

Se quiser saber mais sobre outros conceitos essenciais para a medicina preventiva, cadastre-se em nosso mailing para não perder nenhum conteúdo!

O que é o check-up médico anual e por que ele é tão importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: