Existem algumas métricas utilizadas para averiguar, controlar e projetar melhorias para o empreendimento, mesmo quando se trata de instituições de saúde. No caso do ROI (retorno sobre investimento), ele é perfeitamente aplicável para operadoras de planos de saúde e também para verificar a eficiência de programas para a promoção da saúde.

Como funciona o cálculo do ROI

O retorno sobre investimento (ROI) propicia aos gestores dado sobre o quanto determinada ação ou investimento financeiro retornou em benefício ou não para a operadora de saúde.

Esse cálculo auxilia a tomada de decisões e o direcionamento das mesmas, para que possam ser feitas escolhas mais assertivas nas próximas ações e campanhas para promoção da saúde, corrigindo os pontos fracos e melhorando o investimento.

Para calcular o ROI, é preciso calcular o valor gerado pelo investimento, menos o valor inicial, dividindo o resultado pelo valor inicial do investimento. Essa métrica pode ser usada com valores financeiros, com número de beneficiários, entre outros dados.

ROI; Gestão em Saúde; Promoção de Saúde; Medicina Preventiva

O resultado do ROI mostra se o investimento foi lucrativo ou não, considerando que nem sempre o valor gerado pelo investimento após a ação significa lucro, mesmo quando é uma quantia maior do que o investimento inicial. O ROI determina a rentabilidade do investimento: quanto maior o valor final, maior o rendimento. Da mesma forma, se o resultado for negativo, a indicação é a de que o resultado foi insuficiente.

Medindo o ROI – vantagens

Com a análise do ROI, as operadoras de plano de saúde podem gerir as ações e campanhas para promoção da saúde de maneira mais assertiva, trabalhando também com metas de resultados.

Essa métrica contribui para a melhoria do planejamento estratégico, já que facilita a identificação dos investimentos mais rentáveis e auxilia as projeções para alcançar melhores resultados futuramente: seja em valores financeiros, seja em número de beneficiários gerados, clientes, ou em número de participantes de determinadas campanhas e programas de promoção à saúde.

Para colaborar com a organização e projeção de ações considerando o ROI, existem softwares que automatizam o processo, otimizando e padronizando a atividade de geração de relatórios.

Tecnologia para mensuração facilitada

Com a geração de relatórios de desempenho a partir de dados previamente incluídos ou gerados pelo próprio sistema, o sistema Loggi ajuda na organização e tratamentos dos dados da operadora de saúde com total segurança e facilidade.

O Loggi é uma ferramenta desenvolvida especificamente para a área da saúde, reconhecendo as especificidades desse meio para uma otimização mais assertiva. Com ele, você pode gerar de maneira fácil e rápida indicadores para o planejamento e execução de programas de atenção à saúde, como o relatório do ROI, análise de custos e rentabilidade para eventos assistenciais, campanhas e programas em geral.

O Loggi foi desenvolvido pela ForMedici, empresa que preza pelo desenvolvimento de tecnologias em saúde para benefício de nossos clientes e dos beneficiários finais. Saiba mais sobre as funcionalidades do Loggi em nosso site: http://www.formedici.com.br/.

Operadoras de Planos de Saúde e Programas de Promoção de Saúde – medindo o ROI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: