Para prestar um auxílio efetivo aos pacientes que necessitam de atendimento domiciliar, também conhecido por Home Care, é fundamental a elaboração de um bom planejamento dos cuidados e ações a serem realizadas, para que haja melhor aproveitamento do tempo destinado a essa atividade, com toda a atenção e zelo fundamentais para a manutenção da saúde, beneficiando o paciente em questão.

Conheça mais sobre como fazer um bom plano de cuidados no atendimento domiciliar, saiba como a tecnologia pode te ajudar com essa tarefa, além da importância do planejamento para um trabalho melhor executado e benéfico para os pacientes. Confira!

Atendimento domiciliar

Há uma tendência mundial de desospitalização, que privilegia o atendimento domiciliar, já que há menos riscos hospitalares e o paciente costuma se sentir mais confortável em ambiente doméstico.

O serviço de atendimento domiciliar, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é recomendado para pacientes com dificuldades de locomoção, ou que necessitam de procedimentos de internação (no caso de pacientes clinicamente estáveis), ou ainda, para acompanhamento médico regular do moradores da casa. É importante considerar também que o serviço não substitui completamente o tratamento ambulatorial ou hospitalização.

Mas para que esse serviço seja bem executado e benéfico ao paciente, é fundamental que a equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento faça um bom planejamento do atendimento domiciliar.

Planejar para executar

Para prestar um bom atendimento de saúde a domicílio, os profissionais precisam avaliar o caso rigorosamente, identificando as necessidades do(s) paciente(s), estabelecendo as exigências de recursos, bem como os requisitos de infraestrutura necessários no domicílio do paciente.

Esses itens devem ser estabelecidos de acordo com o problema de saúde apresentado pelo paciente, considerando todas as variáveis envolvidas e necessidades que devem ser atendidas, já que, por exemplo, um paciente com paralisia tem determinadas peculiaridades que são diferentes de casos em que o paciente apresenta uma pneumonia.

Além disso, é necessário manter o prontuário atualizado para melhor acompanhamento do estado de saúde do indivíduo, com as evoluções apresentadas ou não no caso, para um tratamento efetivo.

Pode ser bastante complicada a administração dessas atividades, mas existem softwares que facilitam a organização, acompanhamento e controle dos dados dos pacientes que utilizam o atendimento domiciliar de saúde, como o Loggi, que veremos no próximo tópico.

Tecnologia aliada ao atendimento domiciliar de saúde

atendimento domiciliar

Os programas elaborados para atender as especificações da área da saúde são bastante importantes para otimizar o trabalho dos profissionais e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e demais beneficiários.

Com o objetivo de promover a saúde e facilitar o planejamento de ações, a ForMedici desenvolve o programa Loggi, que é uma solução completa para gestão hospitalar, que possui diversas ferramentas para automatização e padronização de atividades, dentre elas a Estratificação Automática de complexidades dos pacientes e geração do plano de cuidados (domiciliar).

Nessa função, é possível gerenciar os pacientes, prontuários e demais informações, analisar e gerar relatórios a respeito dos pacientes de acordo com seus problemas de saúde (principalmente em caso de crônicos). O Loggi permite também a personalização de programas de atenção e promoção à saúde.

Para o cuidado do atendimento médico domiciliar, o Loggi identifica automaticamente a complexidade das questões de saúde do paciente, com base no prontuário ou avaliação realizada pelo profissional na plataforma.

A partir dessa identificação, o Loggi sugere um plano de cuidados para o atendimento domiciliar e gera o cronograma de atividades na agenda dos profissionais envolvidos. Dessa forma, o programa facilita o trabalho, o acompanhamento do tratamento do paciente, a geração dos planos de cuidados e cronograma, bem como suas respectivas revisões e edições, o que facilita o trabalho e o torna mais dinâmico.

O Loggi também dispõe de outras ferramentas voltadas para a gestão de planos de atenção e prevenção da saúde. Confira mais informações em nosso site: http://www.formedici.com.br/.

PLANO DE CUIDADOS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR – parte 1
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: